7 Dicas para evitar as Bolinhas no Esmalte

imagem-capa

Você vai a manicure, ou faz as unhas em casa mesmo, se preparando para um evento ou aquele encontro, e de repente as bolinhas a estragam completamente! Quem nunca passou por isso não é verdade? Siga as dicas que vou dar abaixo e se livre de uma vez por todas dessa dor de cabeça.

  • Por que acontece…

Todo esmalte contém solventes em sua composição. Os solventes são muito voláteis (evaporam rápido) e isso dá a secagem rápida ao esmalte. Quando algum fator externo interfere nesse processo de secagem, as bolinhas se formam nas unhas.

Esses fatores externos podem ser vários: temperatura do ambiente, correntes de ar, temperatura corporal, esmalte que fica muito viscoso por não estar armazenado devidamente, ou ser muito velho, etc.

Mas todos esses fatores podem ser controlados por nós, na hora de pintar as unhas, secar e no armazenamento do esmalte. Abaixo falarei sobre coisas que podemos fazer para evitar as temidas bolinhas no esmalte.

  • 7 dicas rápidas de como evitar…

As dicas mais básicas de como evitar as bolinhas são:

  • Temperatura: saiba como está a temperatura do ambiente e das suas mãos. Em um dia quente, é aconselhável deixar as mãos de molho em água gelada antes da pintura. Também podemos esfregar o esmalte com as mãos (sim, igual as manicures fazem). Isso iguala um pouco a temperatura corporal com a do esmalte.
  • Verifique a qualidade e validade do esmalte: não tem jeito, esmaltes de má qualidade tendem a aparecer bolinhas mais facilmente. Caso esteja indo em um salão que não conheça, ou não saiba a procedência dos esmaltes, levem um próprio.
  • Evite o vento: seja ele natural, do ventilador ou do ar-condicionado, o vento é o maior inimigo do esmalte, e o maior causador de bolinhas. Tente sempre ficar em um local que não tenha uma forte passagem de ar.
  • Aplique o esmalte de maneira correta: Quando pintamos as unhas sempre utilizamos mais de uma mão do esmalte. É importante esperar a primeira mão secar completamente antes de passar a segunda.
  • Aposte no top coat: o top coat são aqueles esmaltes finalizadores incolores que vemos por ai. Além de proporcionar mais brilho para o esmalte, ele também ajuda durante a secagem do esmalte, para que não haja o aparecimento de bolinhas.
  • Evite sprays de brilho: infelizmente eles ajudam o surgimento de bolinhas nas unhas, então dê sempre preferência ao top coat ao invés dos sprays de brilho convencionais.
  • Não agite! Gire: Lembra que falei aqui em cima para esfregar o esmalte nas mãos? Então, esfregar, não agitar. Chacoalhar o esmalte pode gerar bolhas de ar dentro dele, e elas vão parar diretamente nas suas unhas!
  • Mini tutorial de como evitar…

Seguindo as dicas acima, vou montar um passo a passo para vocês não ficarem em dúvida. Algumas dicas devem ser seguidas antes mesmo de começar a pintar as unhas, outras são durante e outras durante a secagem.

Antes de pintar: Verifique todo o material que será utilizado. Se o top coat (caso vá usar) e o esmalte não estão grossos ou vencidos. Caso o esmalte esteja grosso, um pouco de óleo de banana pode ajudar.

Após isso prepare o ambiente, verificando onde tem corrente de ar e qual local não está muito quente. Separe água gelada caso esteja calor. Tenha certeza que caso esteja no salão, nenhum secador de cabelo irá ficar na sua direção.

Durante a pintura lembre-se: camadas finas, e sempre esperando secar bem antes de passar a próxima. Nada de passar camadas muito grossas, ou muitas camadas. Geralmente duas camadas é o suficiente.

Após a pintura deve-se continuar evitando o vento. E sabe aquilo de balançar as mãos para o esmalte secar mais rápido? Totalmente proibido. Isso seria como pedir para as bolinhas surgirem nas unhas.

  • Como secar rápido o esmalte sem bolinhas…

Sem título

E ai você me pergunta: como meu esmalte vai secar rápido caso eu precise? Bom, tem algumas alternativas para isso, mas o ideal é deixar secar naturalmente. Aplicar finas camadas de esmalte já acelera o processo de secagem. Caso isso não seja suficiente, colocar a mão em água com gelo APÓS a pintura também ajuda a secar o esmalte mais rápido.

Alguns sites falam sobre utilizar o secador no jato frio em baixa potência para acelerar a secagem. Isso funciona, mas pode ocasionar o aparecimento de bolinhas nas unhas, então acho melhor não arriscar!

  • Como tirar bolinha das unhas…

“Ai meu Deus, segui as dicas, ainda apareceram bolinhas e saio em duas horas!”. Vamos com calma que nem tudo está perdido. Ainda temos alternativas caso as bolinhas apareçam, ou você já esteja com bolinhas no esmalte.

Você pode tentar tirar as bolinhas amassando-as com os dedos. Isso vai deixar marcas no esmalte, mas mais suaves que as bolinhas, podendo passar um top coat por cima para disfarçar. Aquelas lixas polidoras também podem ajudar a diminuir as bolinhas, mas devem ser passadas com cuidado.

Uma outra camada de esmalte por cima pode ser a solução, mas para isso tenha certeza que o esmalte está completamente seco nas unhas, e passe uma camada fina. Uma camada grossa só vai atrair mais bolinhas.

Se nada disso funcionar, resta a última alternativa (antes de refazer as unhas, claro): adesivos de unha! Eles podem disfarçar ou até cobrir completamente as bolinhas, e ainda deixam suas unhas mais charmosas.

  • Dicas de como fazer…

Controlar a temperatura não é fácil, mas você pode tentar algumas dicas. Se você for na manicure, tente ficar de costas para qualquer corrente de ar, assim poderá esconder as unhas do vento com o próprio corpo.

Para ajudar no controle da temperatura, caso esteja calor, segurar uma garrafa com água gelada enquanto pintam suas unhas é uma boa solução.  Nem sempre temos água e gelo na bolsa rs.

Espero que essas dicas tenha ajudado vocês a ficarem com unhas lindas, glamourosas e sem bolinhas! E fique ligado no blog para mais novidades! Deixe seus comentários para nós logo abaixo.

Veja Também

Esmaltes Antialérgicos e Hipoalergênicos

Esmaltes Antialérgicos e Hipoalergênicos Usar esmalte pode ser um problema para quem tem pele sensível. ...

Como Dobrar seu número de Clientes, e GANHAR até 3X mais?
#3 Dicas para MANICURES.
Informe seu EMAIL, para receber nossas DICAS.
Muito Bom!
Parabéns

Fechar