A Saúde Da Sua Unha Vai Bem?

unhas-bem-cuidadas

Toda mulher gosta de ter unhas bonitas sempre não é verdade? Mas passamos tanto tempo preocupadas em deixá-las bonitas que às vezes nos esquecemos de verificar a saúde delas. Aqui você vai saber um pouco mais sobre as doenças que podem afetá-las e os principais sintomas.

  • Sintomas em suas unhas que não podem ser ignorados…

As unhas mudam de aspectos por vários motivos, entre elas algumas doenças, que podem atingir outra parte do corpo e se manifestar nas unhas. Lembre-se sempre que há pessoas que possuem unhas fracas por natureza, mas é sempre bom ficar atento.

  • Unhas azuladas: esse sintoma pode ser causado por diversos fatores. Falta de oxigênio no organismo pode causar isso, sintomas de doenças como pneumonia ou algum outro problema no pulmão.
  • Unhas amareladas: Isso pode ser causado por fungos nas unhas, mas também pode significar uma doença pulmonar, tireoide ou até diabetes em casos mais raros.
  • Unhas arroxeadas: Esse sintoma pode derivar de uma deficiência circulatória, o que inclui doenças cardíacas. Também pode ser causado por micose ou lúpus. A cor pode se manifestar através de manchas ou uma coloração mais abrangente.
  • Unhas rachadas: Rachaduras nas verticais normalmente são indícios de tireoide ou falta de vitaminas A, C e Biotina.
  • Unhas com linhas escuras ou pretas: Pode ser sintoma de um tipo de câncer de pele. Também pode ser alguma alteração hormonal ou micoses, mas é sempre importante prevenir procurando um médico.
  • Unhas quebradiças: Muitas pessoas têm a unha quebradiça por natureza, mas caso isso comece a ocorrer com você de um dia para o outro é importante ficar atenta. Esse sintoma é bem abrangente, podendo ser desde uma falta de Ferro no sangue até uma doença no fígado.
  • Unhas esbranquiçadas: Essas estão associadas a uma grande variedade de doenças ou deficiências. Dermatite, micose, insuficiência renal, problemas no fígado como cirrose, anemia, deficiência de proteínas e zinco, entre outras.

É importante ficar de olho nesses sintomas. Muitas vezes doenças não se manifestam no resto do corpo, as chamadas doenças silenciosas. Mas nenhum desses sintomas substitui o diagnóstico de um médico!

  • Veja 7 dicas para manter a saúde das suas unhas…

Unhas-claras-e-fortes

Apesar de sintomas para doenças, unhas esbranquiçadas, quebradiças ou rachadas podem ser causadas por falta de cuidados também. E isso podemos prevenir no nosso dia a dia. Siga essas dicas para unhas mais fortes e mais bonitas.

  • Hidratação das cutículas pode ajudar bastante a deixar sua unha mais saudável. Há ainda quem recomende não tirar as cutículas, pois elas protegem a base da unha, e tirá-las pode ser muito agressivo para o organismo. Mas caso você goste de tirar as cutículas, retire apenas o excesso.
  • Uma coisa que pode acabar com as unhas são produtos de limpeza. O LASS é um tensoativo que atua eliminando gorduras. Ele está presente no detergente e alguns outros produtos de limpeza. Em contato com as mãos ele retira a gordura delas, o que pode causar ressecamento. O ideal é sempre utilizar uma luva para manusear esses produtos.
  • Alguns anos atrás, comprávamos acetona na farmácia, e na hora de tirar o esmalte as unhas ficavam completamente esbranquiçadas. Aquilo era um sinal de ressecamento. Hoje em dia temos removedores de esmalte sem acetona para substituir.
  • Unhas encravadas são um problema na vida de muitas mulheres, mas nunca devem ser manuseadas em casa. O ideal é ir a uma manicure que tenha preparo necessário, e em casos mais graves ir a um podólogo ou dermatologista.
  • Deixe sua unha respirar. Mulheres querem sempre as unhas lindas e com esmalte, e acabam muitas vezes só tirando o esmalte para passar o próximo. Mas sua unha também precisa de um tempo ao natural. Tente tirar o esmalte em casa, um ou dois dias antes de pintar novamente.
  • O cuidado também deve vir de dentro para fora. A alimentação é essencial para a saúde das unhas. Tente sempre ingerir os valores recomendados de: Enxofre, Cálcio, Zinco, Biotina, Vitamina A, Ferro, Vitamina C e Proteínas. O resto do corpo também agradece.
  • Mantenha suas unhas sempre limpas, tanto na superfície quanto por baixo dela. Não deixe acumular sujeira em baixo da unha, e lembre-se de lava-las com sabonete quando estiver lavando as mãos.
  • Veja os mitos e verdades sobre as unhas…

Alguns MITOS sobre as unhas:

  • Esmalte escuro fortalece as unhas, ou ajuda a crescer. Isso é apenas impressão.
  • Tirar cutículas não faz mal para as unhas. Isso está errado, pois tirar a cutícula além do excesso pode fazer mal sim.
  • Não cortar a unha e só lixar a deixa mais fraca. Isso está errado, mas temos essa impressão pois unhas mais compridas são mais suscetíveis a quebra.

Algumas VERDADES sobre as unhas:

  • A água da piscina faz mal para as unhas. Isso ocorre por causa do Cloro.
  • Unhas postiças podem fazer mal para sua unha. Tanto pela cola utilizada, quanto pelo espaço que fica entre as duas, ótimo local para fungos.
  • É possível contrair doenças como hepatite fazendo as unhas. Procure sempre um salão que utilize aparelhos esterilizados.
  • Como a alimentação pode ajudar na saúde das sua unhas…

Como dito anteriormente, a nutrição é muito importante para as unhas. Tanto para manter a saúde do corpo, que pode ser refletida nas unhas, tanto a saúde delas mesmas.

O Ferro pode ser encontrado principalmente fígado e todos os tipos de feijões. O Zinco pode ser encontrado em frutos do mar, ostras e ovos. Esses dois compostos auxiliam a saúde do organismo, evitando sintomas que podem aparecer nas unhas.

Biotina (encontrada no ovo, alface, cenoura, salmão, peito de frango, entro outros), a Vitamina A (encontrada em frutas e vegetais amarelos) e as Proteínas (encontradas em alimentos de origem animal) atuam diretamente nas unhas, deixando-as fortes e saudáveis.

Com todas essas dicas com certeza você ficará mais atenta as suas unhas, e cuidará melhor delas. Compartilhe com suas amigas, elas vão adorar! Deixe seus comentários e fique de olho aqui para muito mais novidades.

Veja Também

Esmaltes Antialérgicos e Hipoalergênicos

Esmaltes Antialérgicos e Hipoalergênicos Usar esmalte pode ser um problema para quem tem pele sensível. ...

Como Dobrar seu número de Clientes, e GANHAR até 3X mais?
#3 Dicas para MANICURES.
Informe seu EMAIL, para receber nossas DICAS.
Muito Bom!
Parabéns

Fechar