Como acabar com as Unhas Encravadas

Existem muitos problemas que podemos ter nas unhas, mas um dos mais incômodos e doloridos é, com certeza, a unha encravada. Várias pessoas, mesmo as que cuidam muito bem da saúde de seus pés e mãos, sofrem com este problema. E todas elas querem saber como se livrar das unhas encravadas. Bem, é sobre isso que vamos falar agora.

unhas-encravadas

Prevenção

A melhor maneira de se livrar das unhas encravadas é não tendo, para começar. E prevenir esse problema depende em grande parte de cortar as unhas da maneira correta. Os especialistas recomendam manter as unhas aparadas, curtas. E o formato? O corte deve ser feito no formato natural da unha – ou seja, quadrado para quem tem unhas mais retas, e redondo para quem tem as unhas côncavas.

Outros cuidados importantes na prevenção do surgimento de unhas encravadas são: evitar que sobrem cantinhos de unha sem aparar, e não usar sapatos apertados demais ou com formatos desconfortáveis para o seu pé.

Como Descobrir?

O sintoma mais óbvio de que sua unha pode estar encravada, é claro, é a dor. Você também pode notar uma elevação na unha – onde ela estaria começando a crescer por baixo – e uma mudança na textura e coloração da pele em volta. Quando perceber estes sinais, não deixe para depois. Procure tratamento antes que o problema se agrave.

Tratamento

Quando uma unha encrava, ela cresce de maneira incorreta e perfura a pele e tecidos subcutâneos. Dependendo da profundidade e gravidade, podem ocorrer inflamações, formação de pus e crescimento de tecidos esponjosos em torno da unha.

Como dá para perceber, não é brincadeira. Por isso, não recomendamos que você tente se livrar das unhas encravadas em casa; o correto é procurar um podólogo. Ele poderá realizar o tratamento ou, em casos mais sérios, encaminhar a um médico. Pode ser necessário, inclusive, uma cirurgia.

Porém, nos casos realmente leves – e somente nestes casos, quando a unha está apenas começando a crescer na direção errada, você pode tomar algumas medidas de urgência. Os passos são:

  • Primeiro, deixe o pé ou mão de molho em água morna por algum tempo, para amolecer a unha. Cerca de 20 minutos é suficiente.
  • Então, lave bem a unha e limpe a área em torno dela com uma espátula de manicure; é importante que nenhuma impureza entre em contato com a pele que já está sensível.
  • Com uma tesoura apropriada, levante e corte a parte da unha que está encravando.
  • Quando terminar, passe um antisséptico na área, e de preferência uma pomada cicatrizante também. É preciso evitar que a área infeccione, então você precisará tomar cuidado com a higiene e com o uso de sapatos fechados durante algum tempo.

Mesmo seguindo os passos acima, a ajuda de um profissional não é dispensável. Então, procure um podólogo assim que possível para se livrar das unhas encravadas definitivamente. Lembre-se de que isto não é apenas uma questão de beleza, mas também, de saúde!

Veja Também

a-historia-do-esmlate

A História do Esmalte

A História do Esmalte Toda mulher é apaixonada por esmalte, mas poucas sabem como surgiu ...

Como Dobrar seu número de Clientes, e GANHAR até 3X mais?
#3 Dicas para MANICURES.
Informe seu EMAIL, para receber nossas DICAS.
Muito Bom!
Parabéns

Fechar